VIVER COM CORAGEM E ALEGRIA
- Dora Lacerda Soares
- 26 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Vamos falar da vida? Neste momento, nossa vida está um grande ponto de interrogação. Vamos ficar em quarentena indefinidamente? Ou vamos sair dela, ficando isolados somente as pessoas em grupo de risco? Vamos manter nossos empregos ou vamos ser demitidos? Vamos ter dinheiro para pagar nossas contas, a escola das crianças, as compras que fizemos à prazo, comida para a família? Vamos ter comida para comprar? Como ficará a violência se grande parcela da população ficar desempregada?
Bom, não há como responder essas perguntas. Ninguém sabe exatamente o que acontecerá. Primeira reação: MEDO. O medo gera dúvida, e a dúvida gera medo. Um alimenta o outro e acaba gerando pânico, isolamento, desespero. Ou seja, um trem descarrilhado a toda velocidade montanha abaixo. O que isso traz de bom? Absolutamente nada!
Então, antes de entrarmos em desespero, vamos usar um técnica que aprendi no SFK, Spirituality For Kids, e que pode ser aplicado na vida de todas as pessoas, adultos ou crianças. Quando algo de ruim acontece, nossa primeira reação é instintiva, quase animal. É algo natural do ser humano, e de todos os animais. Por exemplo, se alguém nos dá um soco, nossa primeira reação, instintiva, é dar um soco de volta na pessoa. Esse sentimento é inevitável, faz parte de ser humano. Entretanto, logo após essa reação instintiva, vem a possibilidade de escolher a ação a ser tomada. Nós ensinamos para as crianças que nessa hora é necessário PARAR, RESPIRAR, contar até 10 (ou até 1000), pedir ajuda para o nosso “cara legal” interno, colocar-se no lugar do outro, e somente depois disso vamos ESCOLHER se vamos dar o soco no outro ou se vamos agir de maneira diferente.
Vamos aplicar essa técnica para o momento atual? Antes de entrar em desespero, sair chutando o mundo, reclamando de tudo, tomando atitudes precipitadas, vamos PARAR, respirar e olhar tudo isso por outro ângulo. Segundo o Osho, “a dúvida vem de um tipo de insegurança com relação à própria inteligência... Se você tem inteligência, está pronto para enfrentar o desconhecido porque sabe que, mesmo que todo o mundo conhecido desapareça e você se veja em meio ao desconhecido, será capaz de colonizá-lo… Você confia na sua inteligência. A dúvida está de guarda; a inteligência mantém-se aberta, pois ela sabe: ‘Aconteça o que acontecer, serei capaz de enfrentar o desafio, de responder adequadamente.’” Ao invés de focar no MEDO do desconhecido, vamos focar na CORAGEM para enfrentar o desconhecido. “A vida não é um problema. Ela é um mistério para ser vivido, amado, conhecido por meio da experiência. Na verdade a mente que está sempre atrás de explicações é uma mente amedrontada. Por causa do grande medo, ela quer que tudo seja explicado.... quer um mapa para servir de guia… Mas a vida é assim e nenhum mapa é possível porque a vida continua mudando… Só a mudança é permanente, só a mudança nunca muda… A vida não é estagnada - ela é um dinamismo, é um processo.”
Não tente entender a vida. Viva-a! Não tente entender o amor. Entregue-se a ele!! Entregue-se à vida com coragem. Afinal, a vida é uma grande aventura!!
Comments